Resenha: O poder da autorresponsabilidade: A ferramenta comprovada que gera alta performance e resultados em pouco tempo

As pessoas mais fascinantes que eu conheço leem, e leem muito. São aquelas que têm um bom papo, se enturmam em qualquer roda, conversam sobre tudo, têm conteúdo e sempre algo interessante a acrescentar. Então, garota, LEIA!

Link para adquirir o livro por apenas R$ 11,90 -> O poder da autorresponsabilidade: Livro de bolso: A ferramenta comprovada que gera alta performance e resultados em pouco tempo

Li esse livro lá no início do isolamento social, foi o primeiro livro do Paulo Vieira que eu li e muitas pessoas já haviam me indicaram essa leitura específica. Sei que o autor é famoso por seus cursos, palestras e treinamentos, mas confesso que nunca tive oportunidade de conhecer nada dele.

Muitas pessoas têm consciência de que precisam assumir as rédeas da própria vida, porém não sabem como fazer isso na prática. Este livro traz ao leitor o conceito de autorresponsabilidade. Trata-se de um manual que apresenta a metodologia das 6 leis para a conquista da autorresponsabilidade, de modo que o leitor assuma o comando de sua vida. Aplicando esse conceito, você será capaz de levar alta performance à vida pessoal e profissional, saindo de um estado não satisfatório para uma vida de abundância e de sucesso. Aqui você vai aprender a:

1. Calar-se em vez de criticar.
2. Dar sugestão em vez de reclamar.
3. Buscar a solução em vez de buscar culpados.
4. Fazer-se de vencedor em vez de vitimizar-se.
5. Aprender com os erros em vez de justificá-los.
6. Julgar as atitudes, e não as pessoas.

Não adie mais a vida para a qual você está destinado. Assuma a responsabilidade e a construa!


Bem no início, o autor nos mostra como somos responsáveis por tudo que acontece em nossas vidas, seja por ação ou omissão, somos os ‘timoneiros do nosso barco’. Assim, para conseguir mudanças significativas quando seus resultados não são bons, você deve treinar sua mente e alterar seu mindset para enxergar as oportunidades que cruzam a frente de nós todos os dias.

Em cada capítulo, temos avaliações simples e profundas que ajudam a uma auto compreensão da própria vida.

Quem já acompanha minhas resenhas sabe que sou uma crítica feroz a esse método de “basta você querer e se esforçar”, essa meritocracia barata, né? Então, além da promoção de seus cursos, livros e palestras que o autor faz durante boa parte do livro – tornando a leitura cansativa- no final, você ainda ficará com a sensação de que você vai precisar do curso para conseguir realmente mudar sua vida, já que o livro não te conta tudo.

Bom, o livro aborda questões de forma generalista e ignora as singularidades e experiência individuais de cada pessoa.
Falar de se autorresponsabilizar por seus comportamentos é uma coisa, porém controlar as contigências externas?
São muitas coisas que tornam a tese da meritocracia perigosa, por generalizar experiências e atitudes.

Recomendo a leitura? Sim!!! Mas por favor, leia com MUITO senso crítico.

8 comentários sobre “Resenha: O poder da autorresponsabilidade: A ferramenta comprovada que gera alta performance e resultados em pouco tempo

  1. “Bem no início, o autor nos mostra como somos responsáveis por tudo que acontece em nossas vidas, seja por ação ou omissão, somos os ‘timoneiros do nosso barco’.” Definição de autorresponsalibidade: “Ou você se colocou, ou você permitiu que os outros o colocassem na situação em que você está.” Se eu pego um avião, mas o mecânico de manutenção da aeronave utiliza uma peça falsificada e de má qualidade e o avião cai, então eu sou autorresponsável? Eu me coloquei na situação ao comprar a passagem, mas não sabia da incompetência do mecânico. Tenho culpa de comprar a passagem ou sou autorresponsável pelo acontecido? Ou é culpa do mecânico desonesto? Lei nº5 da autorresponsabilidade: “Se é para justificar seus erros, aprenda com eles.” No caso de um acidente de avião, meu único erro é comprar a passagem para voar naquele avião. Se eu morro em um acidente aéreo, por erro de outros, como posso não justificar meu erro? Como poderei aprender com o erro depois de morrer? Não dá para ressuscitar e dizer para mim: agora que eu voltei à vida, não cometerei mais o erro de comprar uma passagem em um avião com peça defeituosa. Mas, não conheço mecânica de aeronaves e não vou inspecionar o avião antes de comprar a passagem.”

    Curtir

  2. Obrigada por essa crítica, eu acabei de finalizar esse livro e afirmo que não tive decepção maior!

    Uma baita de uma meritocracia barata mesmo e ignorando todas as dificuldades que as pessoas enfrentam no dia-a-dia, governo que não cumpre com seus deveres, famílias desestruturadas por parte de pai e mãe, muitas pessoas sem acesso à infraestrutura e coisas básicas como alimento, residência, educação, saúde, entre outros.

    Esse posicionamento é até esperado do autor, visto que um dos maiores problemas que ele enfrentou e apresentou no livro não está relacionado às condições básicas que um ser humano precisa para construir sua carreira, realizar seus sonhos, entre outros.

    Sinceramente, indico a leitura pra quem já é meio que blindado desse tipo de argumento, pois pode colocar as pessoas que conheceram agora o assunto em uma bolha de que o mundo é uma Disney.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Correção sobre o meu comentário anterior.

    Este posicionamento é esperado do autor visto que o maior problema enfrentado por ele conforme apresentado no livro não está relacionado a recursos básicos que um ser humano precisa para viver (acesso à infraestrutura, informação, serviços de saúde, educação, entre outros) e sim sobre ter esses recursos e muito mais e saber como melhor usar seu tempo, dinheiro e dedicação ao seu favor.

    Não dá pra exigir o mesmo de alguém que vive em situação de trabalho escravo e precário, assim como o tal do Zé Alegria, romantização da pobreza é o cúmulo!

    Curtido por 1 pessoa

Hello, gostou do post? Então deixe aqui seu comentário. Beijos

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s