De quem é a responsabilidade pelo reparo na fiação elétrica – locador ou locatário?

Em relação à responsabilidade pelo reparo na fiação elétrica em um imóvel locado as dúvidas são muitas. Isso porque o inquilino tem a obrigação de manter o imóvel nas mesmas condições em que o recebeu, consertando o que estragar e realizando a manutenção anual no imóvel que está na sua posse.

Do mesmo modo, o locador deve arcar com os custos de tudo que for para manter o imóvel em condições de ser usado pelo locatário e que o valorize em termos de preço, bem como consertos de grande valor.

Em relação a fiação elétrica especificamente, trata-se de responsabilidade do locador, pois ele é responsável por despesas ordinárias (necessárias à administração). Assim, em se tratando de uma benfeitoria necessária, como a troca de uma fiação elétrica, será realizado pelo locador. .

Caso haja fios desencapados e em curto, anteriores à locação, ou bitola inferior, não permitindo a ligação de equipamentos domésticos usuais, o locador deve se responsabilizar pela troca estrutural dos fios.

Se o locatário realizar esse tipo de conserto, ainda que sem a autorização do locador, ele terá direito à indenização dando a possibilidade de que haja a retenção do imóvel até o recebimento dos gastos comprovados, mesmo se houver pedido de retomada pelo locador.

Pois bem. O dever de pagar pelas benfeitorias necessárias é do locador, mesmo sem sua prévia autorização, bastando tão somente que o locatário comprove os gastos.

ALERTA! Fique atento as cláusulas contidas nos contratos, pois caso tenha uma cláusula de renúncia ao seu direito de indenização, ela será válida!

Gostaram da informação? Compartilhe o post! Dica boa é dica COMPARTILHADA!

Hello, gostou do post? Então deixe aqui seu comentário. Beijos

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s