A importância dos contratos de parceria para os microinfluenciadores digitais

Uma nova profissão que vem se destacando no mercado atual é a de influenciadores digitais. Inicialmente, as marcas escolhiam grandes blogueiros, youtubers e até mesmo artistas para divulgar seus produtos e serviços. Contudo, devido a maior identificação e custos mais baixos, as marcas estão optando por microinfluenciadores para contratação, incentivando, ainda mais, o marketing de afinidade.

Os microinfluenciadores são influenciadores digitais que possuem entre 1.000 a 100.000 seguidores em seus canais e redes sociais. O que chama muita atenção das marcas é o número de engajamento que esses profissionais possuem que, muitas vezes, supera o engajamento de grandes influenciadores.

Outro motivo que influencia diretamente no surgimento dessa nova categoria é o baixo custo para desenvolver esse trabalho, além de não precisar de nenhuma formação prévia e a remuneração e o reconhecimento que essa profissão traz.

Contudo, assim como em todas as profissões, quanto mais profissional a pessoa for, mais ela se destacará. Um microinfluenciador que possui um contrato com cláusulas bem delimitadas com certeza passa muito mais credibilidade que um microinfluenciador que usa apenas o “contrato de boca”.

Sendo assim, em época de isolamento social em que as empresas precisam inovar e estar cada vez mais conectadas com seu público, é essencial se atentar as obrigações de ambas as partes, tanto microinfluenciador quanto empresa para cumprimento do que foi avençado.

Outrossim, a ausência de contrato escrito por um advogado pode gerar grandes danos, trazer sérios problemas, muitos aborrecimentos, elevados prejuízos financeiros e não permitir a percepção em juízo dos danos causados. O risco de uma parceria mal contratada pode significar o fim de uma carreira de influenciador digital.

Portanto, um contrato de parceria bem escrito torna-se imprescindível para celebração de uma reação jurídica entre um microinfluenciador e uma empresa. Sempre procure a orientação jurídica de um advogado da sua confiança.

Um comentário sobre “A importância dos contratos de parceria para os microinfluenciadores digitais

Hello, gostou do post? Então deixe aqui seu comentário. Beijos

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s