Resenha: o Banquete

As pessoas mais fascinantes que eu conheço leem, e leem muito. São aquelas que têm um bom papo, se enturmam em qualquer roda, conversam sobre tudo, têm conteúdo e sempre algo interessante a acrescentar. Então, garota, LEIA!

Link para comprar o livro >>> https://amzn.to/2PQquon

Antes de começar a resenhar esse livro, só quero contar que me achei bem culta lendo Platão haha mas a leitura foi tão leve que, por várias vezes, me esqueci que estava lendo um livro de um dos maiores filósofos. Confesso que foi o primeiro livro dele que eu li, ainda que eu goste muito de filosofia e esteja sempre lendo sobre.

“O banquete” é uma das obras mais conhecidas de Platão. No livro, ocorrem vários discursos de um grupo de convidados sobre os atributos do amor (desejo, erotismo, beleza, verdade, prazer…).

De certa forma, para mim, o livro mostra que devemos ser enfáticos sobre o que queremos, sem deixar de lado a doçura sobre o que imaginamos e sobrepondo à realidade caótica em que vivemos. Afinal, amar é desejar. Desejamos o que não temos. E quando conquistamos? .
.
Criamos o desejo por algo que não temos. Fazemos o impossível para ter. A fantasia aumenta cada vez mais a nossa vontade pelo que ainda não temos. Até que a gente consegue. Daí vem a realidade, a presença, a rotina, o cotidiano. O objeto do desejo deixa de ser atratativo porque ele não comporta fantasias mais, ele é real. O desejo já foi consumido. Até que na vitrine dos desejos apareça outro objeto. Isso parece triste para você?


Para Platão, a verdade do amor consistiria em saber ser correspondido. Para ele, os objetos de desejo são : o que não se tem, o que não se é e aquilo de que se precisa. É difícil resumir ‘o banquete’ em poucas linhas, bom mesmo é lê-lo!

Hello, gostou do post? Então deixe aqui seu comentário. Beijos

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s