Planejamento anual

O planejamento anual é a ferramenta que determina quais são os objetivos para o ano, sejam eles pessoais, profissionais ou financeiros, e o que é preciso ser feito para alcança-los. Tal planejamento é estabelecido no início do ano e acompanhado mensalmente.

Para a criação de um planejamento, é importante pensar em como foi o ano que chegou ao fim, perceber quais foram os erros e o acertos, o que foi cumprido de acordo com as suas metas, o que ficou pra trás, o que mudou na sua vida, e o que você não previu mas aconteceu e como isso repercutiu na sua vida, afinal de contas, às vezes as coisas saem um pouco do que foi planejado, e é extremamente normal, nem tudo está ao nosso controle, mas, nem por isso devemos deixar tudo ao acaso não é mesmo?!

Então, é hora de fazer um diagnóstico de todo aprendizado e definir as metas do ano que está por vir.

Comece seu plano com algo que te estimule a alcançar todas as metas que serão traçadas, seja uma frase motivacional que te inspira, a foto de alguém que te faz querer alcançar aquilo ou fotos de bens que pretende adquirir ao longo do ano, isso irá te motivar sempre que pensar em desistir e deixar algum plano pra trás.

Faça uma lista de desejos de lugares que quer visitar, coisas que deseja comprar, livros que pretende ler, estabeleça metas simples como “ler 10 páginas de livro por dia” ou “ler um livro por mês”, “começar a me alimentar melhor”, “iniciar um atividade física 3x por semana”, “comprar menos”, “não comprar coisas de pequeno valor no cartão de crédito”, “tirar roupas para doação”, “fazer um curso”, “estudar 2 horas por dia” etc., inicie por pequenos passos, mas não deixe de executar o que definiu como meta, lembre-se: Executar é melhor do que planejar, de nada vale ao planejamento sem a execução!

Pense na sensação de marcar como concluídas as metas traçadas.

E quais ferramentas podem te auxiliar nesse planejamento? Agendas; Planner anual (existem várias opções no mercado, e de diferentes valores, e você encontra também no Google para baixar de forma gratuita. Pesquise!); agendas virtuais; quadros tipo mural, enfim, são muitas as possibilidades para que você se planeje de acordo com o que funciona melhor pra você!

Essa é a primeira vez que faço um planejamento, o qual pretendo cumprir à risca para alcançar os objetivos traçados para 2020. Um dos meus planos, claro, inclui gastar menos, eu sempre fiz o planejamento mensal, controlando meus gastos, sem ficar no vermelho, mas sempre com o orçamento “na risca”, mas dessa vez quero poupar, vai que rola algum imprevisto neh!?

E para visualizar melhor todo o meu planejamento, comprei um Planner da Tilibra que custou em média R$40,00, em um papelaria da minha cidade mesmo. Vale a pena pesquisar pois, existem planner’s de até R$200,00 por aí, claro que muito mais elaborados, se você achar que vale a pena esse investimento, é uma boa opção!

E você, já fez o seu planejamento anual? Quais os seus planos para 2020?

Hello, gostou do post? Então deixe aqui seu comentário. Beijos

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s