Importância do Estágio para a graduação

Em post anterior eu falei um pouco sobre direitos do estagiário, hoje vamos tratar sobre a importância da realização do estágio…

Mesmo que não seja obrigatório, acredito que, seja de extrema importância a realização do estágio para que você possa vivenciar na prática o que aprendeu na teoria, e ainda, ter o primeiro contato com o mercado de trabalho o qual pretende atuar. A depender do curso, como no caso do curso de direito, você tem oportunidade de explorar diversas áreas ainda ao longo da graduação, assim, ao final poderá decidir o que realmente quer fazer após a conclusão do curso.

Digo isso pois, a minha experiência me ajudou muito a descobrir onde eu não gostaria de atuar após me formar, e pasmem, no início era o que eu sempre pensava em fazer…

Meu primeiro estágio foi no fórum da cidade, eu achava que iria adorar e que se pudesse ficar ali após o término da graduação estava ótimo e que faria concurso para servidora, porque advogar, era algo que eu não queria. E adivinhem? Percebi que aquilo não era pra mim, aprendi um pouco sobre andamentos processuais e, posso dizer que foi de grande valia o conhecimento adquirido lá, mas não era onde eu gostaria de atuar após a graduação. Por fim eu não cheguei a concluir o contrato de estágio e desisti de vez dessa ideia de tentar ser servidora de fórum!

Minha segunda experiência foi na Câmara Municipal, tinha a ver com licitações, era até bacana, mas fiquei pouco tempo (acho que um mês) pois surgiu a terceira oportunidade e fui transferida.

A terceira experiência foi na Delegacia de Polícia Civil, onde estou atualmente e gosto muito do estágio, e foi onde fiz verdadeiras amizades que quero levar pra vida! Lá eu ajudo a Keilla, em um dos cartórios mais movimentados, eu diria, onde presto atendimento direto às pessoas, auxilio na elaboração de relatórios, intimações, entre outras funções. E bom, foi por causa da delegacia também que conheci a Fiama e, daí surgiu também a quarta experiência!

Passei alguns dias no escritório da Fiama e foi bem legal, aprendi algumas coisas sobre gestão de escritório, fui em uma audiência de preposta, participei de atendimento ao cliente, enfim, vivi várias experiências boas e extremamente valiosas.

No final disso tudo o conselho que eu tenho a vocês é: Façam estágio! Mesmo que não seja obrigatório. E se possível, façam em mais de uma área!

E uma dica: as horas de estágio, em algumas graduações podem ser convertidas em horas acadêmicas, então utilize-o também para esse fim.

Por fim, posso dizer que: o estágio irá te ajudar a vivenciar realidades da profissão, irá te agregar muito conhecimento, te ajudar no crescimento profissional e pessoal, você vai ampliar sua rede de pessoas com quem convive, e isso é algo que pode te ajudar no futuro, além de te nortear ao fim da graduação sobre por onde começar. Aproveite as oportunidades e realize um estágio o quanto antes!

Hello, gostou do post? Então deixe aqui seu comentário. Beijos

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s