Semana de provas, e agora???

Com a semana de provas bate uma ansiedade e até mesmo um desespero em algumas pessoas, mas o importante é manter a calma e estudar.

Separei algumas dicas de estudos que podem te ajudar a encarar as provas de uma forma mais tranquila:

  • Anotações

Anotar tudo o que o professor diz na sala de aula, para que possa ler e revisar depois é uma ótima forma de estudar, pois, os professores costumam cobrar bastante sobre assuntos que eles disseram ou anotaram no quadro durante uma aula. E principalmente, quando o professor disser “atenção” vale além da anotação, um asterisco para que você se lembre que aquele assunto é importante, pode ser um questão da sua prova! Eu particularmente anoto tudo, e amo usar canetas coloridas e marca texto para diferenciar títulos e observações importantes, acho válido o método para organização caderno.

  • Resumo

A forma que eu mais utilizo como meio de estudos, e que funciona muito bem pra mim é a utilização de resumos. Não aqueles de internet, mas aqueles feitos por mim mesma! Acredito que seja a melhor forma de fixar as matérias e rever tudo que já foi dito pelo professor durante as aulas. Eu costumo fazê-los no word pra ganhar tempo, se fosse escrever demoraria demais! E como eu faço? Divido os assuntos em tópicos, uso e abuso de cores, negrito, tabelas, símbolos e ilustrações… utilizo vários recursos que o word oferece para que a visualização do conteúdo fique melhor e de mais fácil fixação.

  • Vídeo aula

Hoje encontramos diversas aulas de forma gratuita no YouTube, inclusive, aulas de professores renomados de grandes cursinhos preparatórios. Quando a aula da faculdade e as anotações que eu fiz no caderno não suprem minhas dúvidas, eu recorro a este método de estudo alguns dias antes da prova, e sempre faço anotações também dessas aulas, para que depois possa lê-las e revisar o conteúdo. É muito simples achar aulas altamente didáticas na internet, e vale muito a pena se você é do tipo de que prefere ouvir, a ler o conteúdo. Vai te ajudar muito nos estudos.

  • Mapas mentais

Essa técnica é ótima para memorização mais rápida do conteúdo. São desenhos que representam o máximo de detalhes possíveis, em espaço menor (uma folha), os desenhos feitos em um mapa mental partem de um único centro, a partir do qual são irradiadas as informações relacionadas, é possível pra puxar várias ramificações sobre o tema, deixando seu mapa repleto de informações compactas. Inclusive se você pesquisar no Google imagem mapas mentais sobre o tema que deseja, com certeza irá encontrar vários.

  • Exercícios

Umas das maneiras que mais utilizo, juntamente com os resumos são os exercícios. Eles são uma ótima forma de te preparar para a prova e fixar as teorias estudadas. Particularmente eu prefiro as questões que possuem comentários, assim fica mais fácil descobrir onde errei quando não acerto a questão. Para estudantes direito eu indico livro de questões da OAB, mas caso não possam adquirir um livro, é válido baixar o aplicativo grátis “OAB de bolso” que possui além dos códigos e leis, questões comentadas dos últimos exames. E também dá pra fazer questões em sites de forma gratuita, como por exemplo o Qconcursos.

  • Lei seca

Obrigatória para estudantes de direito. Use e abuse de marcações no seu vade-mecum, vale anotações no canto da página, post it, marcações com clips, enfim, tudo que te facilitar na hora de revisar. E lembre-se, é importante que a legislação esteja atualizada, caso não esteja, basta procurar pela nova legislação no site do planalto.

É importante que você faça um cronograma de estudos e o siga, assim conseguirá de forma mais eficaz estudar todo o conteúdo. Escolha um método de estudos que funcione melhor pra você, ou até mesmo a combinação de vários métodos, mas lembre-se: manter uma frequência de estudos é extremamente importante para ir bem nas provas!

Não seja um acumulador de matérias.

Espero que essas dicas tenham sido importantes pra você e que você faça boas provas!

Hello, gostou do post? Então deixe aqui seu comentário. Beijos

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s