Filme: Assunto de família

Não sei vocês, mas eu sou VICIADA em Netflix! ♥ Eu gosto muito de encontrar por lá filmes que fazem a gente refletir e questionar a nossa realidade e a situação político-social que estamos vivendo. Se você também gosta de filmes com esses ingredientes, vai se identificar muito com a dica de filme de hoje: Assunto de família.

O filme é dirigido por Hirokazu Koreeda que traz um cinema profundamente humanista e de uma estética meticulosa, o que o consagra e como um dos novos mestres do cinema japonês.

Depois de uma de suas sessões de furtos, Osamu e seu filho se deparam com uma garotinha passando frio ao relento. A princípio relutante em abrigar a menina, a esposa de Osamu concorda em cuidar dela depois de saber das dificuldades que enfrenta.

Embora a família seja pobre, mal ganhando o suficiente para sobreviver através de pequenos crimes, eles parecem felizes. Até que um incidente revela segredos que testam os laços que os unem.

A partir da família Shibata somos convidados a refletir sobre as mazelas sociais e sobre o papel que o Estado tem desempenhado para “proteger” o cidadão. O filme retrata, de forma simples e objetiva, como o afeto não é levado em consideração na hora de decidir quem é mais preparado para cuidar de uma criança. Mostra como, infelizmente, os laços sanguíneos conseguem superar os laços afetivos na atual sociedade.

Isso não quer dizer que o diretor coloca a família afetiva como perfeita. Ao contrário, seus personagens cometem erros o tempo todo: furtam, enganam, mentem e fogem. Nenhum arquétipo é mais ambíguo, talvez, que Aki, que protagoniza shows eróticos privados sempre para o mesmo em uma casa voyeurista e acaba se atraindo pelo cliente e querendo conhecer seu rosto. 

Delicado, bonito e sensível, o vencedor da Palma de Ouro em Cannes, acerta ao entregar uma imersão na cultura japonesa de uma forma sutil mas totalmente impactante.

Quando terminei de assistir fiquei com um nó na garganta e com a sensação de impotência. Super recomendo.

Espero que tenham gostado da resenha e que eu não tenha dado muitos spoilers hahaha Ah, deixem sua indicação de filmes nos comentários!

 Beijos, beijos 

Hello, gostou do post? Então deixe aqui seu comentário. Beijos

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s