Como definir o tema para o TCC e produzi-lo?

Com a aproximação do fim do curso, é normal bater um desespero sobre a escolha do tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), eu passei por isso e se você ainda não passou, acredite, vai passar! Para te auxiliar nessa escolha, trouxe aqui algumas dicas importantes:

  • Escolha um tema com o qual se identifique

É importante iniciar sua escolha através de uma matéria da sua grade curricular com a qual você possua afinidade, assim qualquer seja o tema escolhido será mais tranquilo para que você desenvolva seu trabalho. Lembre-se: será preciso estudar sobre o tema por meses, então é necessário que você goste do tema que escolheu para chamar de seu!

  • Procure delimitar bem o seu tema

Assim, você terá condições de explorá-lo ao máximo, sem deixar lacunas, de forma que será fácil responder a possíveis perguntas da sua banca examinadora.

  • Considere seu tempo para sua pesquisa

Uma pesquisa focada em levantamento de dados é interessante, mas você já pensou no quanto demanda tempo? Você dispõe desse tempo e dedicação para alcançar tais dados?

De início, eu queria um tema o que precissasse levantar dados, mas, em uma semana vi que, seria impossível conseguir todos eles, e o pouco que eu havia conseguido até então, foi extremamente exaustivo alcança-los, e assim mudei meu tema. Então só faça uma pesquisa de campo caso tenha certeza de que conseguirá acesso a esses dados, e principalmente, autorização para usá-los.

  • Faça pesquisas na internet sobre temas relevantes e/ou atuais

Alguns cursos como no caso o curso de direito, dispõe de mudança constante, como no caso das legislações que tendem a se atualizar. Dessa forma, pesquise sobre novidades, assuntos que estão em alta. No meu caso, escolhi um tema pautado em um item da reforma trabalhista, assim inovei e levei um tema completamente pertinente!

  • É importante traçar metas

Na faculdade onde faço minha graduação, temos a sorte de contar com uma disciplina de metodologia da professora Magna, a qual temos uma orientação completa de como montar um plano de estudo bem “fechadinho” com o nosso tema, delimitação, objetivo específico, problemática do tema e demais itens de extrema importância para conclusão do trabalho. Aconselho a vocês que façam um plano de estudos focado nas etapas do seu TCC.

  • Escolha bem seu orientador

É necessário que o seu orientador acredite tanto quanto você no potencial do seu tema! Escolha um professor com o qual você possua afinidade, que seja acessível para troca de conversas sobre o tema, e que atue na área escolhida por você para o seu trabalho. Assim fica mais fácil estabelecer conversas sobre o tema, e principalmente, ele irá ajudá-lo a conduzir melhor seu trabalho. Eu escolhi como orientadora a Claudinéia, ela me auxiliou muito, inclusive aos domingos através de trocas de e-mail e whatssap. É muito importante estabelecer contato frequente com seu orientador.

  • Bibliografia

A bibliografia do seu trabalho é extremamente importante, ela quem deixará seu trabalho rico em informações relevantes. Escolha sempre fontes seguras, nada de buscas aleatórias pelo Google.

  • Formatação

Algo que foi importante para o meu trabalho foi a ajuda/orientação de uma professora de português ao final do meu trabalho. Através da leitura crítica de quem entende de erros linguísticos e formatação de texto, a gente descobre erros que nunca imaginaríamos ter cometido. Mas aconselho que façam isso o quanto antes. Eu deixei para última hora e acabei não consertando alguns pontos e adivinhem? Eles foram mencionados na banca!!

Espero que essas dicas sobre TCC tenham sido válidas, e que o ajude a escolher seu tema! Depois de tudo isso, bora colocar em prática?

Tenho certeza de que você fará um trabalho maravilhoso e fechará sua graduação com chave de ouro! Então, bons estudos.

Hello, gostou do post? Então deixe aqui seu comentário. Beijos

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s