Filme: Democracia em Vertigem

Não sei vocês, mas eu sou VICIADA em Netflix! ♥ Eu gosto muito de encontrar por lá documentários que fazem a gente refletir e questionar a nossa realidade e a situação política que estamos vivendo. Se você também gosta de filmes com esses ingredientes, vai se identificar muito com a dica de filme de hoje: DEMOCRACIA EM VERTIGEM.

Petra Costa (cineasta brasileira) narra e dirige no documentário “Democracia em vertigem” recém lançado pela Netflix, a partir do seu ponto de vista, a transformação política e social vivenciada no Brasil nos últimos anos. Petra funde a vida pessoal e sua biografia, juntamente com a da sua família, para descrever décadas de história política no Brasil e de sua frágil Democracia.

É interessante ressaltar que Petra possui inúmeros privilégios de classe e não esconde isso em nenhum momento. O recurso à família da diretora produz um efeito interessante: embora se trate de um núcleo economicamente privilegiado, ela se opõe os avós defensores da nova extrema-direita aos pais ativistas de esquerda. 

A produção mostra a história da política brasileira apresentando um trabalhador que comandou a Greve do Sindicato Metalúrgicos do ABC em 1979, cujo qual era conhecido como Lula, que seria candidato à presidência da república pela primeira vez em 1989, pelo partido que ele mesmo fundou, o Partido dos Trabalhadores (PT).  Mostra ainda o primeiro mandato de Lula em 2003, passando por sua reeleição em 2006, a posse de Dilma Rousseff em 2011, a chegada de Temer em 2016 e a eleição de Bolsonaro em 2018.

Ainda que seja passível de críticas e de insinuações de subjetividade, o documentário consegue ligar os fatos que foram divulgados pela mídia e refrescar a memória daqueles que costumam se esquecer do que lhes convém.

Quando terminei de assistir fiquei com um nó na garganta e com a sensação de impotência. Super recomendo.

Espero que tenham gostado da resenha e que eu não tenha dado muitos spoilers hahaha Ah, deixem sua indicação de filmes nos comentários!

 Beijos, beijos 

Hello, gostou do post? Então deixe aqui seu comentário. Beijos

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s