Você tem medo de audiência?

MEDO DE AUDIÊNCIA

A pouca experiência,  o nervosismo, o receio em não saber o que falar ou como agir perante um juiz  e a insegurança fazem com que o medo de audiência seja comum entre os jovens advogados.

Dica de ouro: Se você é estudante e nunca acompanhou uma audiência, faça isso! As audiências são públicas e não há problema algum em entrar na sala e assistir, além de ser uma ótima maneira de começar a ter contato com as suas futuras funções como advogado.

A pressão, o estresse e a ansiedade contribuem para o sentimento de que fazer uma boa faculdade, ser um bom aluno, passar na OAB não é suficiente para garantir uma boa atuação na sala de audiência. Eu mesma estagiei em uma delegacia e assisti audiências poucas vezes durante a faculdade. É comum que encontrar advogados que não tiveram oportunidade de estagiar em escritórios e não puderam adquirir esse aprendizado com mais facilidade.

Pensando nisso, seguem as dicas:

1- você precisa estar atento a toda a audiência para não deixar passar nada que possa ser prejudicial ao seu cliente;

2- você precisa passar tranquilidade ao seu cliente, porque ele próprio já deve estar nervoso com a audiência.

3- foque em qual área é a sua audiência: Trabalhista? Criminal? Cível? É na justiça comum ou nos Juizados? Lembre-se que existem procedimentos específicos para algumas matérias.

4- escreva as perguntas que você deseja fazer às testemunhas ou à outra parte (se for o caso) em um papel e deixe-as visíveis e à mão, fácil de pegar.

5- faça um pequeno rascunho de tudo o que aconteceu no processo até aquele momento, juntamente com as perguntas que deseja fazer. Anote o que foi alegado na exordial, o que foi dito na defesa, quais decisões houveram até aquele momento, se houve recurso, etc.

O MAIS IMPORTANTE: lembre-se que todo mundo fez a sua primeira audiência, e todos os grandes advogados começaram de baixo. é normal ter medo e ficar receoso. O medo ajudará a manter a concentração, mas não permita que atrapalhe seu trabalho.

Anúncios

3 comentários sobre “Você tem medo de audiência?

  1. Luisa disse:

    Fiama, tudo bem? Adorei seu blog! Tenho uma pergunta… como foi para você estagiar na Delegacia? Sempre amei direito penal mas recentemente desisti do estágio por medo. O que você fazia na delegacia? Qual foi sua experiência?

    Curtir

Hello, gostou do post? Então deixe aqui seu comentário. Beijos

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s