Qual melhor momento para comprar seu vade mecum?

Hello, advogaTas!

Durante a minha graduação, usei vários códigos e apenas um vade mecum que comprei apenas no quinto período. Isso porque eu não me sentia confortável levando muito peso para faculdade, porque, além do vade mecum gigaaante, eu ainda levava doutrinas, caderno, alguns xerox e tudo mais. Dessa forma, compensava muito mais levar o código referente à cada disciplina.

Se você caiu de paraquedas nesse post,  não se preocupe! O Vade Mecum é um  livro muito usado pelos estudantes de direito e profissionais da área. Refere-se a uma reunião das obras básicas para serem consultadas facilmente, como Códigos, a Constituição, leis..

Gostaria de recomendar três posts essenciais sobre VADE MECUM:

  1. DICAS PARA VOCÊ ESCOLHER SEU VADE MECUM ⚖
  2. COMO ESCOLHER SEU VADE MECUM
  3. COMO FAZER MARCAÇÃO DE VADE MECUM PARA SEGUNDA FASE DA OAB

vade mecum geralmente não é muito utilizado nas faculdades de Direito durante o período inicial. Entretanto, dependendo de sua grade curricular – que varia muito entre as universidades – ele pode sim ser bastante utilizado. Para você ter uma ideia, já vi grade de estudante que tinha direito civil e direito penal logo no primeiro período.

Já vi também uma grade de um aluno que tinha teoria geral da constituição logo de cara, que é o tradicional constitucional I – muitas faculdades estão abolindo essas nomenclaturas I, II, III, não estranhe se você notar a falta de muitas delas, elas estarão em sua grade, só que com nome diferente.

vade mecum, como já vimos acima, traz em si a legislação “seca” (apenas a letra da lei), logo será usado nas disciplinas que exijam para seu estudo a utilização da letra da lei, como essas que vimos acima, então antes de decidir adquirir, veja a ementa das disciplinas que você selecionou para o seu primeiro período no curso, algumas delas podem exigir o uso da lei, apesar de não serem regras em grades de calouros.

vade mecum, apesar de muito importante para todo o operador do direito, geralmente não é muito utilizado no primeiro período. Ele começa a ser mais usado a partir do segundo e por ai vai.

Por mais que ele não seja tão usado, você já pode manuseá-lo desde o primeiro período em seus estudos da LINDB.

Porém, caso você tenha entrado no curso “em ritmo quente” estudando para concurso, obviamente é mais do que recomendado, afinal o vade mecum é uma compilação das principais leis e que, por conta disso, são abordadas em todos os concursos públicos jurídicos, seja de nível médio ou superior.

De qualquer forma, não será inútil, afinal em pouca ou grande intensidade você poderá utilizá-lo. De qualquer forma, também, ele irá ser desatualizado. Todos os anos são publicadas diversas leis que implicam em alterações de grande ou pequena importância no seu código. Mais cedo ou mais tarde seu código estará desatualizado. Comprando agora ou não.

Anúncios

Hello, gostou do post? Então deixe aqui seu comentário. Beijos

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s