Quais são as principais dificuldades enfrentadas pela mulher advogada no Brasil?

cff1d2cb-db8e-4c99-b94f-e9d6b601be36

Hello, advogaTas!

Adeus ano velho e feliz ano novo: abram as champanhes e preparem os olhares, porque as mulheres, mães, estudantes, esposas ou namoradas e estão neste ramo são muito mais do que advogadas: São Advogatas!

No Brasil, o número de mulheres advogadas é maior na faixa etária que vai dos 25 aos 40 anos e também no total de estagiários cadastrados no site da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).  Embora o número de advogados (449.594 mil)  e advogadas (502.630) sejam muito próximos, o espaço na área do Direito ainda é dominado pelos homens.

O ritmo de vida das mulheres é diferenciado, todas fazem jornada de trabalho dupla e as vezes até tripla. É preciso encontrar tempo para estudar e se especializar, dar atenção a família, aos filhos, exercer a advocacia e ainda cuidar de si mesma. É muito comum a piadinha machista as pessoas brincarem que num ambiente composto por mulheres as fofocas e as competições existem, mas não é isso: existe humildade, sensibilidade e um sentido de cooperação muito forte, que se bem cultivado por todas, geram ótimos frutos e um ambiente harmonioso para trabalharmos.

A OAB vem fazendo um trabalho sério no sentido de melhorar as condições de trabalho da mulher advogada por meio de suas comissões especializadas e suas seccionais ao buscar um tratamento diferenciado às mulheres gestantes, lactantes e para aquelas que optam pela adoção. A Ordem vem trabalhando ainda na campanha contra a violência doméstica e de qualquer outra natureza, na melhoria dos honorários e remunerações mais dignas para as mulheres, uma vez que essas distinções ainda acontecem com a mulher advogada no mercado de trabalho.

Contudo, ainda é muito comum as mulheres ouvirem brincadeirinhas sobre sua aparência, cantadas,passarem por situações constrangedoras  e de assédio. Somos obrigadas a nos impor duplamente. Infelizmente muitos homens  ainda acreditam que a competência está embalada no terno e gravata.

 

 

 

Anúncios

Hello, gostou do post? Então deixe aqui seu comentário. Beijos

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s