Qual melhor vade mecum 2018? ⚖

etiqueta-vade-mecum-penal-marca-facil3

Hello, advogaTas!

Durante a minha graduação, usei vários códigos e apenas um vade mecum que comprei apenas no quinto período. Isso porque eu não me sentia confortável levando muito peso para faculdade, porque, além do vade mecum gigaaante, eu ainda levava doutrinas, caderno, alguns xerox e tudo mais. Dessa forma, compensava muito mais levar o código referente à cada disciplina.

Se você caiu de paraquedas nesse post,  não se preocupe! O Vade Mecum é um  livro muito usado pelos estudantes de direito e profissionais da área. Refere-se a uma reunião das obras básicas para serem consultadas facilmente, como Códigos, a Constituição, leis..

Gostaria de recomendar três posts essenciais sobre VADE MECUM:

  1. DICAS PARA VOCÊ ESCOLHER SEU VADE MECUM ⚖
  2. COMO ESCOLHER SEU VADE MECUM
  3. COMO FAZER MARCAÇÃO DE VADE MECUM PARA SEGUNDA FASE DA OAB

A escolha de um Vade Mecum pode parecer bem complicada, a primeira vista, ainda mais porque este é um livro essencial para um bom curso de Direito. Mas no post de hoje quero ajudar explicando o que devemos procurar e qual editora é melhor!

Ah, não se esqueça que isso vai variar de pessoa para pessoa, viu?

🌹 EDITORA

Atualmente, existem três editoras de ponta no mercado> RTRideel e Saraiva.

Durante a faculdade usei o Vade Mecum da editora Rideel. Tive uma ótima experiência com ele, pois me atendia super bem nas minhas necessidades.

Os que mais se destacam dessas editoras são: os vade mecuns no formato espiral para facilitar o manuseio (Rideel e Saraiva) e os compactos (RT e Saraiva).

🌹 REFERÊNCIAS

Como eu disse ali em cima, o Vade Mecum é um compêndio de vários livros. Isso torna indispensável que a parte das referências seja bem elaborada e de fácil acesso, porque vamos precisar muuuuuuito dela, acredite em mim!

Certamente, não existe nenhum profissional que seja um doutor em excelência em todos os ramos do direito, e por isso, o organizador do Vade Mecum sempre tenderá a ser melhor nos assuntos em que esteja mais familiarizado.

🌹 ÍNDICE REMISSIVO
Esse item vai fazer uma diferença gigante caso você esteja escolhendo o Vade mecum para fazer a segunda fase da OAB. O índice remissivo são algumas palavras chaves que vão te direcionar para localizar um determinado assunto

O índice remissivo deve apresentar, em ordem alfabética, de preferência, com nomes, termos e expressões utilizados no Vade Mecum, com referência às páginas em que aparecem.

Muitas vezes temos que procurar em mais de uma palavra para encontrar todos os artigos referentes a determinado tema, e isso faz muita diferença na hora da prova ou no dia a dia do profissional do direito.

🌹LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR

A legislação complementar de um vade mecum pode ser composta por administrativo, ambiental, civil, processual civil, eleitoral, financeiro, tributário, militar, penal, processo pena, previdenciário, trabalho, processo do trabalho, legislação internacional e assim por diante. Essa Legislação complementar vai oferecer um material excelente de pesquisa e de estudo.

🌹COMPLETO OU COMPACTO?

A diferença entre os dois é simples: O Vade Mecum completo mais leis e anotações (como remissões, exposição de motivos e descrição das emendas). Entretanto, o Vade Mecum Compacto é menor e por isso mais fácil de ser transportado.

Conselho: Se você está iniciando a faculdade agora o melhor é o compacto, por que no início do curso não tem muito aprofundamento em leis especiais que encontramos no outro Vade Mecum. Se tiver no meio pro fim do curso o melhor mesmo é o Normal. (a não ser que você tenha dinheiro para comprar um código de cada matéria – o que é o ideal).

🌹PAPEL UTILIZADO

Um papel especial (tipo folha de bíblia), faz com que o peso final do livro fique menor, e por isso não aceitam o uso de canetas “marca textos”, pois a tinta irá ultrapassar para as demais folhas. Alguns trazem, inclusive, a referência explícita em sua capa para que os usuários não utilizem canetas Marca Texto (“Atenção: o uso de canetas marca-texto ou de ponta porosa é incompatível com o papel do produto.”).

Existem estudantes que gostam de fazer glosas em seus Vade Mecums, e por isso, devem preterir tais códigos com folhas de papel bíblia, a não ser que todas as anotações sejam realizadas com tamanho cuidado para não rasgar as folhas e a lápis.

Mas como sabemos, a grande maioria dos professores e dos concursos públicos não aceitam a utilização de livros com anotações durante a resolução de provas. Por isso, a utilização do papel bíblia acaba por ajudar em muito no peso final do livro e na quantidade de legislação que será disponibilizada.

Espero que tenham gostado do post!

Beijos, beijos ❤

7 comentários sobre “Qual melhor vade mecum 2018? ⚖

  1. Oi… Quanto ao índice remissivo. Comparando as editoras Rideel, RT. Qual tu achas que se encontra mais completo? De antemão o da Saraiva deixa muito a desejar no índice remissivo.

    Curtir

Hello, gostou do post? Então deixe aqui seu comentário. Beijos