Maturidade para amar não cai do céu

fazer-18-anos

A felicidade só é possível quando nos dispusermos ao preparo dela. Toda colheita é fruto de um antes que nos custou muito. Quando descobrimos o valor do antes, passamos a valorizar ainda mais o momento presente.

Quanto tempo levamos para construirmos nossas coisas (materiais ou não)? Quanto precisamos caminhar para desfrutarmos o benefício da maturidade?

Descobri que a maturidade é o meu conforto existencial, isso é:  perceber que apesar de enfrentar conflitos, eu desfruto, no fim, de um equilíbrio interior. A imaturidade nos faz egoísta, dificultamos a nossa realização, por não sabermos compartilhar quem somos e o que temos. O imaturo não compreende o movimento do tempo, as mudanças que a vida traz.

O imaturo só quer a parte boa da história, não quer o desconforto inerente a mudança. Sendo assim, acaba se privando do todo. Nós sofremos muito quando nos impomos restrições.

Quando somos maduros, somos livres para buscamos as imposições e restrições que nos educam. Diminuir o doce, o álcool, as noites mal dormidas, o cigarro, os comportamentos viciosos… Isso educa a nossa vontade.

O imaturo vive o vício de maneira inconsequente e acaba machucando as pessoas que vivem ao lado. A imaturidade nos priva de amar!

Quando somos imaturos não somos capazes de amar o outro, pois somos ciumentos e assim afugentamos. Ninguém suporta um amor que prende. Quando eu sou imatura as minhas carências prevalecem. Daí eu exijo tudo de acordo com minha vontade, eu não admito perder e nem ser contrariada.

Isso não é amar.

Amor é gratuidade, sem cobranças, é reciprocidade! A medida em que vamos amadurecendo, vamos alcançando essa maturidade interior porque é a partir dela que a gente faz a auto crítica. Só o realmente livre é capaz de olhar para si mesmo e perceber seus equívocos, seus erros..

Quando eu olho de frente para o que me amedronta, eu cresço!

O que quero dizer com isso tudo é: viva cada ano da sua vida e seja sempre um aprendiz. Aproveite a idade que possui agora e saiba que para tudo há a hora certa. Quanto à maturidade, ela é o resultado do aprendizado de cada dia, um após o outro. Então, não precisa ter pressa.

 

 

 

 

 

Anúncios

Hello, gostou do post? Então deixe aqui seu comentário. Beijos

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s