Mapa Mental para redação do ENEM 2017

23131851_1485220898232593_3841654526890417307_n

Hello!!

Normalmente, os concursos e vestibulares, assim como o ENEM, têm optado pelo formato de redação de dissertação argumentativa. Esse gênero textual possibilita que o estudante construa uma tese inicial e a defenda diferentes pontos ao longo do texto. A dissertação é um texto escrito em terceira pessoa, que deve ser objetivo e com a defesa de seus argumentos. Me parece que este formato é o melhor e mais fácil, mas para se sair bem, vou passar algumas dicas infalíveis! Confira:

01 – FAÇA SEMPRE QUATRO PARÁGRAFOS: Você não poderá extrapolar o número máximo de linhas, então, se te derem 20 linhas como limite, cada parágrafo de sua redação terá 5 linhas. É muito importante se organizar antes de começar a escrever sua redação;

02 – DEFINA O TEMA: A parte central da sua redação é a obediência do tema exposto pela banca de concursos. Você não poderá fugir do tema, por isso, é extremamente importante ter consciência de qual é o tema abordado e o que o enunciado está pedindo;

03 – A INTRODUÇÃO: Nesse primeiro parágrafo você irá apresentar a tese a ser defendida. Faça uma apresentação objetiva/direta do seu ponto de vista, uma análise do tema e um esquema de suas partes. Tente responder as perguntinhas básicas: Como? Onde? Por que? E o número de argumentos apresentados nessa introdução corresponderá ao número de parágrafos do desenvolvimento. Ou seja, como estabelecemos quatro parágrafos, sugiro que você desenvolva dois argumentos.

04 – O DESENVOLVIMENTO: Você tem dois parágrafos para o desenvolvimento. Utilize exemplos, fatos.. Defenda a sua tese apresentando ideias que a justifiquem, de forma consistente, e apresente seus argumentos. Essa parte é importante, por isso coloque tudo da forma mais clara possível para que o leitor compreenda seu ponto de vista. Para deixar organizado, uma dica é reservar um parágrafo para cada argumento, analisando todos os aspectos que você quer abordar.

05 – A CONCLUSÃO: Retome as ideias expostas na introdução, junto com os principais argumentos que a justificam para confirmar a tese e encerrar o debate. Diferente das outras redações, no Enem é nessa parte que você deve propor a solução ao problema, a partir dos pontos já levantados durante sua redação.

06 – DICA DE OURO: A única maneira eficaz de aprender a fazer uma boa redação é treinando. Faça redações sobre diversos temas, leia e releia quantas vezes precisar, e lembre-se: a prática pode levar à perfeição.

Gostaram das dicas?? Me conte nos comentários ❤

Beijos, beijos

Anúncios

Um comentário sobre “Mapa Mental para redação do ENEM 2017

  1. Bruna disse:

    Depois de 4 anos longe de uma escola brasileira, muitas vezes fico pensando se eu ganharia uma nota boa na parte da redação. No período do Ensino Médio eu adorava as aulas de português e literatura, sempre conseguindo colocar em palavras minhas opiniões e sentimentos. É agridoce lembrar e ver que agora os adolescentes colocam este tema com um tema tão complicado de ser resolvido em uma prova.
    Adorei o jeito que tu explicou, bem completo e fácil de entender!
    Abraço forte direto da Terra da Cerveja 😀

    Curtir

Hello, gostou do post? Então deixe aqui seu comentário. Beijos

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s