5 conselhos para quem está formando em Direito

large

Estou na minha última semana da faculdade de Direito. Não sei vocês imaginam que estou plena, calma, aliviada e feliz. Se sim: que doce ilusão! Nesse período de reta final, tenho vivido dias de muita correria e, para evitar que vocês também passem por isso, resolvi compartilhar 5 conselhos para quem está formando em Direito.

O fim da faculdade significa o encerramento de um ciclo e muitas coisas vão mudar em sua vida!

Eu decidi cursar Direito porque, além de amar o curso e ter vontade fazer justiça e de ajudar o próximo, tinha alguns sonhos, desejos  de mudança e a vontade de alcançar minha tão sonhada independência.

Eu quero te ajudar –  e me ajudar também –  a se organizar nessa nova fase e a ter mais segurança para trilhar novos caminhos!

❤ FAÇA PLANOS

Planejamento é essencial para realizar tudo na sua vida, desde pequenas viagens a grandes sonhos. Não se esqueça disso!

Dessa forma, aproveite que está finalizando um ciclo e busque planejar seu futuro com cuidado e tentando pensar até nos pequenos detalhes. Você já sabe em qual área quer atuar? Já sabe em qual cidade vai morar? Já tem um meio financeiro para se manter? Deseja fazer uma pós, um mestrado, aprender inglês ou fazer algum outro curso? Já criou o seu currículo? Quais escritórios são ideias para a sua área de atuação?

❤ NINGUÉM DISSE QUE SERIA FÁCIL

Por favor, não caia na ilusão de que ao sair da faculdade sua vida estará resolvida. Não, não e não!

Ao sair da faculdade, somos como os diamantes que precisam ser lapidados! E serão, só que aos poucos! Por isso precisamos de tempo, paciência e muita dedicação nessa nossa fase!

Na faculdade aprendemos muitas teorias, mas quando você começa a praticar no dia a dia, é que você começa a se aperfeiçoar em certas áreas e começa a desempenhar seu trabalho com mais confiança. Insegurança sempre teremos, mas o mais importante é não se apoiar nelas e entender que esse é o seu momento de aprender e crescer na sua profissão.

❤ AME-SE MUITO

Talvez a culpa seja da quantidade de atividades interessantes que a vida universitária proporciona. A verdade é que a grande maioria dos estudantes, nesse período, fica tão absorta com monografia, oab, estágio, formatura e outras tantas que se esquecem de cuidar do próprio corpo e saúde.

Você a partir de agora passará a conviver com pessoas diferentes, terá que aprender a se comportar adequadamente no ambiente de trabalho, pois ninguém irá passar a mão na sua cabeça.

Tenha em mente que, depois da faculdade, a vida fica cada vez mais corrida. Se você descuidou da saúde, achando que vai ter tempo para corrigir isso depois, enganou-se. Em vez disso, continue atento à sua alimentação, pratique exercícios regularmente e visite o médico todo ano.

Se dedique a aprender a cuidar de si mesma, como planejar seu futuro e crescer profissionalmente, pois ninguém fará isso por você.

❤ CONTROLE SUAS FINANÇAS

Os anos de universitário passam muito depressa e é fundamental começar a pensar o quanto antes em seu planejamento financeiro. Além disso, para ter sucesso, você precisa começar a estabelecer desde já quais serão suas estratégias em busca de uma colocação sólida no mercado de trabalho.

Por isso, trace planos a respeito da sua vida financeira e o que conquistar daqui a 2, 5, 10 ou 15 anos. Estabelecer um panorama amplo a respeito de sua vida financeira pode ajudar você a perceber quais atitudes podem ser tomadas hoje para conquistar um futuro melhor amanhã.

❤ APROVEITE CADA MOMENTO

Não fique preocupada demais com o futuro. Essa fase é única e tenho certeza que você se esforçou muito durante esses cinco anos para chegar até aqui.

Além disso, muitas coisas acontecem e estão totalmente fora do nosso controle. Por isso, faça sua parte, estipule metas e qual é o seu planejamento de vida, mas não deixe de aproveitar o momento pensando no futuro. Não espere chegar no “fim” de tudo ao invés de aproveitar o caminho, viu?

Gostou destes conselhos? Não deixe de anotá-los em sua agenda para não esquecer, e sempre que tiver perdida, leia-os novamente. Aproveite para compartilhar essas dicas com as amigas que também estão saindo da faculdade!

Anúncios

Um comentário sobre “5 conselhos para quem está formando em Direito

Hello, gostou do post? Então deixe aqui seu comentário. Beijos

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s