Dicas para fazer a redação do ENEM

enem.jpg

Hello!!

Normalmente, os concursos e vestibulares, assim como o ENEM, têm optado pelo formato de redação de dissertação argumentativa. Esse gênero textual possibilita que o estudante construa uma tese inicial e a defenda diferentes pontos ao longo do texto. A dissertação é um texto escrito em terceira pessoa, que deve ser objetivo e com a defesa de seus argumentos. Me parece que este formato é o melhor e mais fácil, mas para se sair bem, vou passar algumas dicas infalíveis! Confira:

01 – FAÇA SEMPRE QUATRO PARÁGRAFOS: Você não poderá extrapolar o número máximo de linhas, então, se te derem 20 linhas como limite, cada parágrafo de sua redação terá 5 linhas. É muito importante se organizar antes de começar a escrever sua redação;

02 – DEFINA O TEMA: A parte central da sua redação é a obediência do tema exposto pela banca de concursos. Você não poderá fugir do tema, por isso, é extremamente importante ter consciência de qual é o tema abordado e o que o enunciado está pedindo;

03 – A INTRODUÇÃO: Nesse primeiro parágrafo você irá apresentar a tese a ser defendida. Faça uma apresentação objetiva/direta do seu ponto de vista, uma análise do tema e um esquema de suas partes. Tente responder as perguntinhas básicas: Como? Onde? Por que? E o número de argumentos apresentados nessa introdução corresponderá ao número de parágrafos do desenvolvimento. Ou seja, como estabelecemos quatro parágrafos, sugiro que você desenvolva dois argumentos.

04 – O DESENVOLVIMENTO: Você tem dois parágrafos para o desenvolvimento. Utilize exemplos, fatos.. Defenda a sua tese apresentando ideias que a justifiquem, de forma consistente, e apresente seus argumentos. Essa parte é importante, por isso coloque tudo da forma mais clara possível para que o leitor compreenda seu ponto de vista. Para deixar organizado, uma dica é reservar um parágrafo para cada argumento, analisando todos os aspectos que você quer abordar.

05 – A CONCLUSÃO: Retome as ideias expostas na introdução, junto com os principais argumentos que a justificam para confirmar a tese e encerrar o debate. Diferente das outras redações, no Enem é nessa parte que você deve propor a solução ao problema, a partir dos pontos já levantados durante sua redação.

06 – DICA DE OURO: A única maneira eficaz de aprender a fazer uma boa redação é treinando. Faça redações sobre diversos temas, leia e releia quantas vezes precisar, e lembre-se: a prática pode levar à perfeição.

Gostaram das dicas?? Me conte nos comentários ❤

Beijos, beijos

Hello, gostou do post? Então deixe aqui seu comentário. Beijos

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s