Como fazer um bom resumo?

Hello!

508f344119f136e4abf480f53be944d8

Hoje, resolvi dar uma dica de ouro que sempre me ajuda nos estudos: resumo! Todo estudante sabe que, com a grande quantidade de matérias que precisam ser assimiladas em pouco tempo, revisar pode ser um pouco complicado. Assim, quem sabe fazer resumos tem uma ligeira vantagem na hora de recordar todo conteúdo.

Além disso, o resumo é uma técnica que ajuda na compreensão e na interpretação de textos e livros e, consequentemente, serve como auxílio no aprendizado. Enfim, já deu para perceber que fazer resumo não é perder tempo, né?

Infelizmente, saber fazer resumos não é tão fácil assim. Precisa de treino e de algumas dicas! Como você já sabe a importância desse aliado na hora de estudar, elaborei quatro passos para você fazer um resumo de ponta!

❤ Você deve, mentalmente e após ter lido o texto que será resumido, fazer perguntas, como:

A) o que está sendo dito/explicado/comentado?

B) Quais relações estão sendo estabelecidas?

C) Qual é o problema central levantado pelo autor?

❤ Escreva, agora com suas palavras, todas as ideias e informações que separou anteriormente. É importante também tentar elencar o assunto em tópicos que você considera importantes. É aqui que você pode “desenhar” um pequeno esquema para o assunto, estipulando um número de conceitos principais, como três ou quatro, para você não colocar coisas demais no resumo.

❤ Reescreva seu resumo. Afinal, dificilmente a primeira versão apresenta uma construção de parágrafos e de organização de ideias satisfatórias.Você já leu e releu o texto, destacou as palavras ou fórmulas mais importantes, já listou os tópicos mais importante. Depois de tudo isso, escrever vai ficar fácil. Pegue o assunto pelo básico geral e depois passe para os assuntos específicos dentro daquela matéria.

Atenção! Faça o resumo com suas próprias palavras. Não adianta nada simplesmente copiar trechos do livro-texto, porque você não estará absorvendo nada. Quando você mesmo escreve, está se forçando a explicar a matéria com o que você aprendeu, o que ajuda a fixar o conteúdo.

Gostaram das dicas? Me conte suas dicas, sugestões e dúvidas aqui nos comentários.

Beijos, beijos

13 comentários sobre “Como fazer um bom resumo?

  1. Olá, tudo joia ?
    O Blog Rosa Morena, está sem acesso acho que deve ter percebido que já faz um tempão que não posto nada, houve um erro com codificação e perdi o acesso ao blog, tentei recuperar de todo jeito, não deu certo! Mais já estou com um novo blog, mudou um pouco kkk, digamos que mudou algumas coisinhas. Aguardo a sua visita e estou seguindo o seu blog novamente. ♥ Beijos da Luú!

    Blog : luanaalencaar.wordpress.com

    Insta:@luualencar7

    Fanpage:https://www.facebook.com/profile.php?id=1542120402710115&ref=ts&fref=ts

    Canal: https://www.youtube.com/watch?v=hYLXNjN2jOI

    Curtido por 1 pessoa

Hello, gostou do post? Então deixe aqui seu comentário. Beijos