Para que serve o feminismo e por que ele deve existir?

we_can_do_it_large

Esse post vai para todos vocês que até hoje não entendem direito esse movimento tão lindo, tão forte e tão necessário que é o feminismo.

“Feminismo é uma palavra demonizada. É só você se dizer feminista numa roda de pessoas que vários já te olham com uma cara de espanto. Sem contar que precisamos ir com bastante calma nas discussões na internet, senão, te chamam de mal-amada pra pior. E é por isso que eu fico bastante aliviada de ver vários artistas se nomeando feministas – eles tiram o peso ruim que a sociedade colocou na palavra para mostrar que todos nós, sim, deveríamos ser feministas.” Gabriela Barbosa

O machismo mata várias mulheres diariamente. São, em média, 10 mortes por dia no Brasil (link aqui). Estamos em uma sociedade que, até hoje, utiliza em seus comerciais personagens femininas como meras mercadorias e objetos sexuais. Que produz novelas, filmes e séries com mulheres que são as únicas que lavam, que passam, que só pensam em casar, que são fúteis, que buscam incansavelmente alcançar padrões de beleza e que dependem de um homem para tudo. E, assim, somos bombardeados com esses ideais estranhos de vida e, aos poucos, vamos nos destruindo na incansável busca para realizar essas expectativas  bizarras de beleza e comportamento. Será que é difícil perceber isso?

Ao abrir uma página qualquer na internet, aparece: “Marina Ruy Barbosa atrai atenção de homens mais velhos por causa de personagem em Império” – ” Revista diz que Kristen Stewart vai se casar com namorada” – “Rihanna gasta R$ 120 mil por semana cuidando da beleza” – ” Luana Piovani improvisa e cai no mar de roupa” … Affff sério que criticar  mulheres, o corpo delas, suas roupas e os seus relacionamentos, além como elas cuidam da beleza dá ibope? Esse tipo de conteúdo é muito nocivo, não só para as pessoas que são alvos das críticas, mas para todas as MULHERES.

A CADA 12 SEGUNDOS UMA MULHER É ESTUPRADA NO BRASIL (link aqui), pode isso, produção? O feminismo luta por direitos iguais para homens e mulheres. E como vamos ter isso se ainda não conseguimos ter liberdade para sair de casa usando a roupa e a maquiagem que queremos sem sentir medo de ser julgada ou até mesmo estuprada?

Mulher nenhuma dá motivo para ser estuprada. Uma roupa ou a falta dela não é um convite para nada, afinal, quantos homens vocês conhecem que foram estuprados por estarem sem camisa? Quantos homens vocês conhecem que foram estuprados? Uma das bandeiras do feminismo é a liberdade. Roupa curta não é “motivo” para assédio. NADA é “motivo” para assédio e isso precisa ficar bem claro.

Resolvi começar o texto falando dos problemas mais atuais. Agora, entretanto, vou voltar um pouco no tempo para poder explicar, de maneira bem resumida, como que, historicamente, o machismo conseguiu deixar suas marcas impregnadas na nossa sociedade. Foram séculos de abuso e submissão. As mulheres não votavam, não saiam de casa para estudar, não eram “alguém” enquanto não se casassem.. Serviam para cuidar da casa, dos filhos, da família. Elas não tinham direitos, não tinham voz, nem vez e muito menos lugar. Eram consideradas frágeis e sempre eram hostilizadas. Tudo isso, subjugando o sexo feminino, como vocês podem perceber.

Assim, não dá para, em poucos anos, isso se transformar do nada. Vivenciamos vários reflexos disso hoje, e, infelizmente, muitos nem se tocam. Nós mulheres ainda não temos todos os nossos direitos garantidos, mas o feminismo nos empodera para que juntas lutemos por eles. O feminismo nos dá coragem para dizer o que queremos, para ser quem realmente somos e para estar onde é o nosso lugar.

O feminismo está a procura da igualdade de gêneros. Procurando um equilíbrio, buscamos apoio e buscamos nos apoiar. Vamos destruir valores enraizados e impregnados que foram difundidos de geração em geração.

Que sociedade pode ser justa se essa não é capaz de tratar mulheres e homens de forma igualitária?

Já conhecia o movimento feminista? Me conte nos comentários. ❤

Beijos, beijos

7 comentários sobre “Para que serve o feminismo e por que ele deve existir?

  1. Estive discutindo o assunto com uma amiga há alguns dias e acabamos por concluir que mesmo algumas mulheres que se dizem feministas não entendem bem o que significa ser uma. O feminismo ainda é visto por uma perspectiva negativa por muitos porque as pessoas pensam no movimento como o contrário de machismo quando, na verdade, são conceitos que não dialogam. O machismo é um sistema autoritário, o feminismo é uma luta pela igualdade. Gosto muito deste trecho que li uma vez no site da Carta Capital pois exemplifica muito bem esse equívoco: “Então se você diz ‘não sou feminista, acho que todos deveriam ser tratados igualmente e ter os mesmos direitos’ você está dizendo, exatamente: ‘não sou feminista, mas sou feminista’.

    Curtir

    1. Sim, mesmo não sendo um conceito tão novo assim, ainda é pouco estudado e discutido, o que acaba por prejudicar um pouco o entendimento e a compreensão das pessoas a respeito. Devemos ampliar este diálogo, pesquisar, ler, discutir e nos informarmos cada vez mais sobre o que é e como é este movimento. E esperar que ele cresça e seja capaz de libertar cada vez mais mulheres da opressão domestica!

      beijos

      Curtido por 1 pessoa

  2. Excelente post! A ficha ainda não caiu para o machismo e nem vai se não continuar a lutar pelos nossos direitos e fora submissão! Igualdade para todos.
    Existe outro ponto que se chama: valorizar e muitas mulheres vem pecando é o fato de não se valorizar, seja sendo ainda submissa ou desvalorizando, fortalecendo a sociedade machista em poder achar que são melhores que nós.
    Somos culpadas por muitas situações e motivos, a liberdade é algo que ainda é “tabu”, porque não passamos de um objeto multi-uso para eles: lugar de mulher é na cozinha, argh! me dá nojo de ouvir isso, mesmo com a sua evolução.

    http://www.universopraticofeminino.com

    Curtir

    1. Nem me fale sobre esses argumentos antiquados que são usados como verdade absoluta até hoje, Sa. Que preguiça que eu tenho desse povo que parece que vive na época das cavernas, né? Porque, poxa, em pleno século XXI, fazer distinção entre lugares de mulher e lugares de homem, não rola….

      Espero que a sociedade se desenvolva e amadureça nesses aspectos tão simples e óbvios.

      beijos

      Curtir

  3. Amei o post! Ontem estava discutindo com alguns amigos e um deles disse: “Acho o feminismo tão desnecessário quanto o machismo”. Um absurdo né? Pois é. Só ignorei elx. A causa sempre estará presente e os comentários desnecessário não iram abalar quem nasceu pra guerra!

    Curtir

  4. Republicou isso em Café, sonhos e livrose comentado:
    Muitos homens fazem piada sobre feministas simplesmente porque são homens, não tem que conviver com a realidade opressora que nós convivemos todos os santos dias. Não tem que conviver com o medo de sair sozinha, nem que seja ali na esquina; não tem medo de ser estuprado. Só queremos um mundo mais justo. Só queremos RESPEITO.

    Curtir

Hello, gostou do post? Então deixe aqui seu comentário. Beijos

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s