Seja feliz com você mesmo

Todas as misérias dos homens derivam de não ser capaz de sentar-se em uma sala silenciosa sozinho ‘ ~ Blaise Pascal

Snapshot_20150109_76

Um número surpreendente de pessoas temem ficar sozinhas. Talvez  todos nós tememos em algum grau.

Tememos estar sem um parceiro, ou amigos e familiares. Tememos viajando sozinho em lugares estranhos, perdidos sem ninguém para pedir ajuda. Temos medo de assumir a vida sem ajuda, por medo do fracasso.

Isso é natural, este medo de estar sozinho. Todos nós já sentimos, dentro de nós, embora nós tentássemos desesperadamente evitar esse medo.

E esta é a causa de nossa miséria: para evitar esse medo de estar sozinho, vamos socializar sem parar, inclusive em redes sociais e e-mail. Para evitar ficar sozinho, vamos acabar com alguém que não é muito bom para nós, só para ter alguém para se agarrar, alguém para confiar. Vamos comer junk food ou ir a loja para nos confortar, porque essas coisas são substitutas para o amor.

Mas aqui está o segredo: estar sozinho é capacitar. A tranquilidade de estar sozinho é alegre.

Nós tendemos a ver a solidão como sombrio, deprimente, assustador. Mas isso pode ser visto como libertação, como uma oportunidade para o crescimento, uma oportunidade de conhecer a si mesmo.

Isso é algo que eu tenho vindo a aprender da maneira mais difícil. Eu tive medo de solidão por muitos anos, mas aprender a auto-suficiência emocional é uma das melhores coisas que eu fiz .

Sente-se em silêncio por um minuto, agora, e volte para dentro. Quem é você? O que você é capaz de fazer? O que você pensa?

Você pode aceitar a si mesmo, quando você olhar atentamente para si mesmo?

Você pode ver a beleza em si mesmo, como você aprende algo novo? Como você contemplar a vida?

Isso não é nada a temer, mas para comemorar. A solidão é a beleza.

Viajando a vida sozinha.

Mas não é assustador para viajar pelo mundo sozinho? Para passar a vida sozinha, se você se sente despreparado?

Sim, isso pode ser assustador. Essa é a razão de aprender a fazê-lo.

Não sabe como encontrar o seu caminho em uma cidade estranha ? Comece com o lugar que você vive – se perder e encontrar o caminho de volta. Aprenda a usar o Google Maps, em seguida, aprenda a encontrar marcos visuais. Agora ramificar-se em cidades próximas . Agora faça uma viagem armado com suas novas habilidades . Pedir indicações. Aprenda a ser OK com se perder.

Não sabe como pagar as contas e gerir a sua vida? Comece com um projeto de lei . Ensine-se as competências de gestão de vida um de cada vez . Torne-se auto-suficiente. É melhor aprender a estar em seus próprios dois pés do que ter de confiar em alguém . Se você pode ser auto-suficiente , então confiar em alguém é um ato de força, não de fraqueza.

Não sabe como se proteger ? Aprenda a evitar situações ruins. Aprenda a ser consciente de seu entorno . Saiba como fugir. Aprenda a defender-se , pelo menos o suficiente para pedir ajuda . Você vai se sentir mais confiante em ir sozinho a lugares .

Viajar através da vida por si só é um processo de aprendizagem , mas você se torna mais forte quando você vai em frente. É como uma criança que não consegue encontrar o caminho de casa sozinho – ao fazê-lo pela primeira vez é assustador, mas ele é mais seguro e melhor para ter aprendido o caminho.

Relacionamentos e solidão

Será que aprender a estar bem com estar sozinho significa que você não pode estar em um relacionamento ? Nem um pouco – mas se você não está bem com estar sozinho, então estar em um relacionamento vai ser fundamentalmente falho .

Por quê? Porque você se torna dependente. Você precisa de outra pessoa, não só para pagar as contas e ajudar a gerir , não só para protegê-lo e fornecer para você , mas para necessidades emocionais. Você precisa de outra pessoa para prestar atenção em você , para lhe dar a validação e conforto e amor. Agora, todas essas coisas são boas, mas a necessidade de alguém para eles significa que você tornar-se carente , desesperado, e que não são qualidades atraentes. Quem quer estar em um relacionamento com uma pessoa desesperada ?

Muito mais atraente é a confiança. E a auto-suficiência . E força.

Assim, aprender a estar bem com estar sozinho . Aprenda a fornecer para todas as suas necessidades emocionais. Saiba que você está bem, assim como você é , sem ninguém para ” completar você.”

E se você já está em um relacionamento? Isto é o que eu tenho lidado – ainda é factível. Significa perceber quando você está sendo carente, e recuando . Cuidar de suas necessidades próprias. Este é um processo lento, mas funciona.

Uma vez que você terá que descer , você estará em um lugar muito melhor para estar em um relacionamento . Você estará, agora, com duas pessoas inteiras , juntando-se para o benefício de vocês dois .

A alegria de estar sozinho

A solidão pode ser uma coisa assustadora , mas também pode ser uma coisa alegre.

Você pode comemorar os momentos em que você está sozinho. Conheça a si mesmo . Fazer as coisas que dependem de muito pouco – a leitura de um bom livro, escrever, tocar música , dançando sozinho, desenhar, aprender uma nova habilidade . Ir para caminhadas , descobrir o mundo sem a necessidade de compartilhá-lo on-line instantaneamente .

Seja sozinho e seja feliz com você mesmo.

Você merece.

Texto escrito originalmente por Leo Babauta e, humildemente, traduzido por mim.

7 comentários sobre “Seja feliz com você mesmo

  1. Existe uma grande diferença entre solidão e isolamento. Isolamento é o ato de se retirar do convívio social, da presença das pessoas. O isolamento pode se dar por variadíssimas razões e implica sempre as pessoas ou coisas fora daquele que está isolado. Com outras palavras, implica o mundo exterior à pessoa. A solidão é mais profunda do que um ato voluntário de estar só. A solidão é parte constitutiva da nossa identidade. Ninguém consegue escapar dela. Nascemos só e morremos só. Não sozinhos(de um cubo – ou do nada), mas só. Somos solidão. E é exatamente porque somos solidão, que somos seres sociais. Medo da solidão, para mim, não existe. O que existe é medo do isolamento, do abandono, da perda, do erro que afasta os outros, etc. Ninguém tem medo de si mesmo, embora tenha medo de seus atos. Mas, solidão é mais do que um ato. Solidão é ser, existir. A felicidade não é resultado dela. A felicidade é ela, é ser solidão. Abrs.

    Curtir

  2. Oi Fiama,

    Eu sou adepta de que todas as pessoas deveriam se conhecer e saber o quão importante é desfrutar da sua própria companhia.

    Muito obrigada por traduzir e publicar esse texto, ele apareceu em um excelente momento pra mim, pra me relembrar de que eu sou mais do que capaz, mais do que suficiente e que eu me amo do jeitinho que eu sou.

    Lindo seu blog!

    Beijoo

    Curtir

    1. Oi! Você não tem ideia do quanto é bom ler um comentário assim! Me sinto mais inspirada e motivada para continuar escrevendo, porque sei como faz falta uma palavra amiga no nosso dia a dia, e é isso que eu tento fazer aqui!
      Muito obrigada mesmo! ❤
      beijos

      Curtir

Hello, gostou do post? Então deixe aqui seu comentário. Beijos

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s