Aprendendo a lidar com dinheiro

Não existe época melhor para começar algo que o mês de janeiro, não é mesmo? Pensando nisso, resolvi aderir um caderno de organização de finanças, já que essa parte da minha vida não é tão organizada como eu gostaria que fosse.

BeFunky_Snapshot_20150116_15oi.jpg

Eu não sou uma “gastadeira compulsiva”, muito pelo contrário, mas sempre me pego gastando dinheiro com “bobagens” sem perceber. Acredito que quando temos um lugarzinho para anotar tudo o que recebemos e gastamos, para fiscalizar nossos gastos, passamos a ter um controle maior do nosso dinheiro.

Vou começar a anotas cada centavo que eu gasto,  e isso tudo para depois não ficar perdida sem saber onde foi parar todo meu dinheiro.

  • Nas primeiras páginas fiz um planejamento para o meu primeiro semestre. Coloquei o valor aproximado, do que espero gastar com passagem – alimentação – comissão de formatura – livros -material para faculdade – lazer – telefone – roupas – sapatos – outros – Deixei também um valor aproximado do que pretendo conseguir economizar/guardar nesses 6 meses.

BeFunky_Snapshot_20150116_8oijdhg.jpg

  • Depois, divide o caderno em doze partes, uma reservada para cada mês. Coloquei o nome do mês em uma etiqueta e colei na lateral da página. Fiz uma mini tabela para ser preenchida no final do mês com o quanto eu recebi, o quanto eu gastei e o quanto eu consegui economizar. Para no final, eu conseguir fazer um balanço de tudo.

BeFunky_Snapshot_20150116_12oipo.jpg

  • Deixei cinco páginas separadas para cada mês. Pretendo escrever um registro detalhado do que gastei/ganhei em cada um dos dias da semana e inclusive marcar se paguei em dinheiro ou com cartão. Além disso, também quero deixar as anotações do que achei de cada semana.

BeFunky_Snapshot_20150116_12oipo.jpg

  • As cinco páginas representam 1 página por semana (4 semanas por mês) e a quinta página, deixei reservada para fazer um resumo mensal e até mesmo um gráfico com o que recebi e gastei no período.BeFunky_Snapshot_20150116_13oi.jpg

Espero que vocês tenham gostado! se você curtiu a ideia e teve vontade de fazer um caderno também, tire quantas fotos você quiser e mande pra mim no fiamavsa@yahoo.com.br vai ser muito legal ter vocês me fazendo companhia nessa jornada.

15 comentários em “Aprendendo a lidar com dinheiro

  1. Que legal sua ideia! Você é muito caprichosa 😀

    Eu utilizo a planilha do excel… pois consigo fazer melhor as contas e tal, mas é sempre bom controlar as finanças mesmo. Nós temos que a aprender a cuidar do nosso dinheirinho tão suado, hehe.

    Beijinhos.

    Curtir

    1. Oi, Bárbara. Obrigada pelo elogio e pelo comentário ❤
      Então, eu já fiz várias planilhas no excel, mas a sensação que tenho anotando a mão, para mim, é bem melhor! Exatamente, temos que valorizar cada centavo nosso.

      Beijinhos

      Curtido por 1 pessoa

Hello, gostou do post? Então deixe aqui seu comentário. Beijos

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s