Hello!
Manter seus materiais da faculdade de forma organizada, pode facilitar muito a sua vida, tanto na hora de procurá-los, quanto para economizar espaço. Sabemos que os estudos na faculdade geram uma quantidade absurda de papel e material digital, atualmente, muitos professores já disponibilizam seus materiais em pdf.
Se você tiver interesse em como organizar seus papeis da faculdade, tem post aqui. =D
Caso não haja uma planejamento e uma rotina para tratar desses materiais, as consequências podem afetar não apenas nosso espaço (físico ou eletrônico), mas também nossa produtividade e no nosso desempenho na universidade. Digo isso porque, já no quinto período, tive que aprender, a força, a tratar desses acúmulos diário de diferentes materiais.
Pensando nisso, vou ensinar o meu passo a passo de organização:
1. Crie uma pasta “Faculdade”
Você poderá deixá-la na área de trabalho mesmo, só para não misturar conteúdos e você conseguir encontrar de forma rápida e prática seus materiais.
2. Crie subpastas para cada período
Se você está iniciando a vida acadêmica agora, crie uma pasta, por exemplo: primeiro período, e assim, vá seguindo de acordo com cada semestre Caso já esteja mais avançado no curso, crie pastas para cada período concluído e para o que você está cursando atualmente também.
3. Crie pastas para cada disciplina
Para organizar ainda mais, coloque uma pasta para cada disciplina cursada. Lembre-se que quanto mais especificar, mais fácil será para voc~e achar depois. Um exemplo: este período estou cursando 5 disciplinas, daí a pasta-mãe será: 5ºperíodo e as subdivisões serão: dir. civil; dir. comercial; dir. const; dir. penal e dir. tributário
4. Crie uma pasta extra
Sabe aqueles arquivos de conteúdo complementar que você anda lendo por aí, acha super interessante, mas não tem um lugar para guardar? Eles também são muito importantes e devem ter uma pasta específica. A minha sugestão é que ela se chame: Extra, mas fica a seu critério. Aqui você vai guardar o material digital que não está relacionado a nenhum período ou disciplina em específico, como ebooks, manuais e normas
Dica de ouro: FAÇA BACKUP DO SEU MATERIAL COM FREQUÊNCIA! Para isso você pode usar pendrives, CDs e DVDs, HD externo, ou serviços online, como o Dropbox e o Google Drive.
A dica de ouro é valiosíssima! Backup é essencial. Outra dica muito boa é usar o Evernote, eu uso bastante, inclusive até para fazer um backup do meu caderno, ou quando fotografo alguma informação, já deixo organizado lá. Eu falei um pouco do Evernote aqui (http://www.amtonline.com.br/2014/05/evernote.html) recomendo fortemente!
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Quero adicionar todas essas dicas!!
Assim que fizer um novo post, colocarei estas ressalvas =D
beijos
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Adorei a dica! eu que vou fazer faculdade de design gráfico, que possui muito material virtual, preciso me organizar meeeeesmo! hahahaha ótimo post ❤ beijos
http://carolinalemelle.com
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Você está tentando vestibular?
Que bacana, esse curso deve ser muito bom!
Espero que essas dicas te ajudem a se manter organizada.
beijos
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