A importância de uma participação efetiva na faculdade

Olá, pessoal!

tumblr_m3b78kjHwd1rsm53yo1_500_large

Quem me acompanha por aqui sabe que eu sempre faço uns posts com “dicas de faculdade”. Geralmente eu não tenho muito tempo para me dedicar ao blog, pois estou sempre envolvida em algum projeto na faculdade, além da minha vida particular e social que também demandam muito do meu tempo.. Mas mesmo assim, gosto de escrever sobre a faculdade, pois adoraria ter encontrado posts nesse sentido quando eu ingressei no curso de Direito. Hoje, estou no 5º período fatorial, eu repeti Teoria da Constituição, Direito Penal I e Direito Civil I.Desde o começo da minha vida universitária, tive e tenho muitas dúvidas. Uma delas diz respeito a participação ou não em eventos acadêmicos extracurriculares e é sobre isso que eu vim falar.

Faço parte do projeto de extensão Centro de Mediação e Cidadania da UFOP, fui monitora de Teoria da Constituição e esse semestre, devido a minha correria, tive que parar, mas só por esse semestre, escrevo um artigo sobre Constitucionalismo e Mediação na Constituição de 1988, tenho um projeto de Direito Comercial que se chama Prática Empresarial, sou representante de turma, além de sempre participar e ajudar em eventos, palestras, colóquios, encontros da área, ter um bom relacionamento com professores importantes do meu departamento e com o Centro Acadêmico.

Acredito que a faculdade é um lugar propício para o amadurecimento, onde há a transição da vida “bombante” de um adolescente para a vida “responsável” de um adulto. É uma experiência única para aperfeiçoar qualidades e desenvolver hábitos positivos. Por aqui, você vai encontrar pessoas que provavelmente farão parte do seu circulo social quando estiver no mercado de trabalho, então desenvolver e manter um bom relacionamento com eles é indispensável.

Aqui também é um lugar excelente para começar um currículo “FODA”. Digo isso, porque em uma entrevista de emprego, não importa as matérias obrigatórias que você cursou, pois isso é pré requisito para que você no mínimo tenha uma carteirinha da oab, assim como tantos outros já têm. O que vai te diferenciar são os seus projetos, participação e relacionamento com os demais membros que poderão te indicar/recomendar a cargos melhores. O básico todo mundo tem, com 10, 8 ou 6.0!

Concluindo, acredito que é muito importante que você se esforce todos os dias para sempre tirar notas ótimas e não reprovar, porque eu já passei por isso e sei que é horrível. Mas que nunca deixe de fazer nada na faculdade em nome de boas notas. Aprenda a se organizar, a estudar mais, a não procrastinar e desenvolva métodos de estudo eficazes. Seja mais que um mero aluno nos seus 5 anos de faculdade!

Hello, gostou do post? Então deixe aqui seu comentário. Beijos

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s